Como proprietário de uma empresa, você entende que o reconhecimento de marca é importante para ter uma presença digital e alcançar o mercado. Mas se você ainda não sabe por onde ou como começar, veio ao blog certo!
Vem comigo?
O primeiro passo é escolher as redes sociais certas em que seu negócio deve estar presente.
Por exemplo: se sua empresa é de estética, o Facebook e o Instagram são fortes aliados para vender. Mas se você trabalha com consultoria, algo mais empresarial, por que não apostar no LinkedIn junto com o Facebook?
Você deve pensar para que público vai vender e onde essa audiência está mais presente online.
A dica é que você escolha ao menos duas redes sociais de início e as domine antes de procurar por outras. Hoje, o Instagram deve ser sua primeira opção. A rede tem 122 milhões de usuários , atrás apenas do WhatsApp e do Youtube.
É muito melhor que você tenha um bom entendimento sobre duas redes sociais do que ter inúmeras e não saber lidar com elas.
Então, vá com calma e não se precipite.
Agora, é o momento de você configurar suas redes sociais.
Padronize os nomes e evite usar caracteres especiais, pois eles dificultam a busca do usuário. Também use fotos de perfis e capas iguais para manter um padrão. Assim, o reconhecimento de marca pela audiência é muito mais fácil.
Ah, e não se esqueça de criar uma descrição chamativa, simples e clara.
Busque transparecer a essência da sua empresa para que as pessoas entendam o que o seu negócio faz.
Se você já é um empreendedor que já está presente no âmbito digital, não tenha medo de repaginar. Talvez seja a hora de usar toda essa informação para dar uma reciclada no que você já tem.
Comece agora mesmo a trazer reconhecimento de marca para a sua empresa!
E a parte que eu mais gosto de falar: o marketing de conteúdo! Muita gente acha que criar conteúdo para redes sociais precisa ser direcionado apenas para vendas.
Eu entendo a necessidade de vender seu produto ou serviço para quem está te seguindo. Esse público, porém, não está presente nas redes sociais por que ele quer gastar dinheiro.
O intuito aqui é que você crie conteúdos de relevância para que a sua audiência saiba quem você é, conheça o que a sua empresa faz e crie um relacionamento.
Mas como alimentar esse público?
Você pode criar conteúdos que falem dos benefícios que o seu produto / serviço trazem.
Vídeos demonstrativos também são uma ótima opção, pois os usuários dão muito mais atenção a vídeos do que imagens.
E com certeza uma demonstração de como funciona o seu produto ou serviço faz com que ele entenda ainda mais o seu negócio.
Trazer algumas dicas também sempre é bem-vindo para que as pessoas enxerguem que você está interessado em ajudar e não apenas a vender.
Quando isso acontece, o seu público se identifica com sua empresa e, consequentemente, aumenta o reconhecimento de marca do seu negócio.
Hoje em dia, ter relevância nas redes sociais deve ser o ar que você respira!
Então, crie conteúdos que sejam atraentes para o seu público e faça com que ele saiba que você está lá, caso ele precise.
Não deixe de conversar com a sua audiência, sempre fale com ela de forma pessoal para que ela crie um vínculo ainda mais forte com a sua marca.
Se você fizer isso e estiver sempre respondendo aos comentários de forma educada e positiva, o seu crescimento será certeiro.
Outra dicas válida para a criação de conteúdo é apostar nas ferramentas que as redes sociais te disponibilizam, como os stories do Facebook e do Instagram. Os usuários adoram esse tipo de interação, principalmente quando é feita de forma descontraída.
O uso de hashtags também tem a sua importância na criação de conteúdo e deve ser levado em consideração. Por isso, pesquise por hashtags que tenham a ver com o seu conteúdo e com a sua empresa e aposte nelas.
Essas dicas valiosas direcionadas para atrair a atenção do seu público podem aumentar aproximação e a empatia.
E com qual frequência você deve postar o seu conteúdo para gerar reconhecimento de marca?
A frequência é uma variável. Há empresas que fazem inúmeras postagens por dia e há empresas que fazem de três a cinco publicações na semana.
Eu recomendo que você siga um cronograma que não sature seu público de informação, porque isso pode gerar antipatia pela marca. Pense que a qualidade do seu conteúdo deve ser o seu principal foco na hora da criação.
Esse é o famoso vender sem vender! A sua audiência se torna sua amiga a um ponto que ela só vai querer consumir você.
Por quê?
Ela enxerga o seu valor e a sua importância, e por meio disso você alcança cada vez mais vendas.
E, para finalizar, não compre seguidores de jeito nenhum.
Esses seguidores não vão bombar as suas redes sociais pelo simples fato de não serem o seu público-alvo. Você terá apenas números que não vão gerar nenhum engajamento.
O que você deve pensar é que quantidade, nesse momento, não tem significado algum para ter o reconhecimento de marca que a sua empresa merece. Então, invista em criação de conteúdo e aposte tanto em tráfego orgânico como em tráfego pago para as redes sociais.
Essas são as formas mais certeiras de conseguir atenção.
Este artigo te ajudou de alguma forma? Deixe um comentário!