O WhatsApp Business é uma rede social que existe desde 2009 e tem facilitado cada vez mais a comunicação de pessoas do mundo todo.
E quem é que fica sem WhatsApp hoje em dia?
E é claro que, por ser um meio de comunicação fácil e rápido, até mesmo empresas, desde as iniciantes até as maiores multinacionais, utilizam dos recursos da ferramenta em sua rotina de trabalho.
O fato é que, assim como as outras redes sociais, como Facebook, Instagram, Youtube, entre outras, o WhatsApp também dispõe de recursos para vender online e promover sua marca.
Mas como vender pelo WhatsApp Business?
O primeiro passo para começar a vender seus produtos ou serviços por meio dessa rede social é adquirir uma conta comercial, ou seja, baixar o WhatsApp Business em seu telefone e cadastrar um número de sua preferência nele.
É essencial que você faça isso, porque a ferramenta te garante mais recursos do que o WhatsApp comum, aquele que todo mundo usa.
É por meio dela que você pode criar listas de transmissão, por exemplo, para distribuir conteúdo promocional para clientes que querem receber ofertas.
O segundo passo é criar uma agenda organizada
Por quê?
É muito simples: você precisa ter responsabilidade na hora de compartilhar conteúdo promocional. Tudo deve ser de forma moderada e harmonizada, para que o seu cliente não crie uma imagem negativa da marca.
Portanto, você deve criar uma agenda organizada de conteúdos e distribuir de forma que não estresse a sua audiência e faça você perder vendas.
Nunca deixe um cliente sem resposta no WhatsApp
É fundamental que você não deixe um cliente seu esperando. Afinal, a pessoa que entra em contato com você por meio da rede social é alguém que provavelmente quer fechar uma venda.
E quanto mais tempo passa, mais chance desse cliente fechar a venda com o seu concorrente. Então, não deixe a desejar!
Por isso, sempre que precisar verificar estoque, disponibilidade de atendimento, entre outros, avise o seu cliente que vai precisar de um tempo para verificar a questão dele. Em outras palavras, sempre dê o retorno dentro do tempo estipulado.
Além disso, esse cliente precisa saber que você está preocupado com o problema dele e está buscando soluções para ajudá-lo. Se ele não sentir isso, você vai perder a venda!
E sempre responda suas mensagens com gentileza e comprometimento. Trate seu cliente como se fosse alguém próximo a você. Mas cuidado: evite abreviações para que a sua resposta seja sempre de fácil entendimento.
Você também pode investir em áudios curtos para que esse cliente saiba que tem alguém realmente envolvido com o caso dele.
Conversar com o seu cliente dessa forma faz com que ele crie empatia com a marca e deseje consumi-la sempre.
Aqui, o bom atendimento é essencial para a fidelização.
Outra dica válida na hora de se comunicar com o seu cliente pelo WhatsApp é: sempre que entrarem em contato com a sua empresa procurando por algum produto específico, traga outras possibilidades de marcas, cores, tamanhos e preços do mesmo produto. Explique qual é o mais recomendado, qual é o mais comprado e deixe que ele decida qual levar.
Isso demonstra ainda mais o seu interesse e preocupação com as necessidades daquela pessoa.
Utilize o status para compartilhar conteúdo
O Status do WhatsApp tem suas limitações, mas ainda assim é um ótimo lugar para compartilhar algum conteúdo com quem tem o seu número adicionado à agenda.
Você pode aproveitar esse espaço para compartilhar curiosidades sobre o seu negócio, conteúdo informativo sobre o que você vende e postar vídeos e fotos, não apenas promoções.
Essa é uma forma de você vender seus produtos sem necessariamente ficar falando em vender toda hora. Além disso, evita que você receba denúncias de spam que podem trazer penalidades para o seu negócio.
Você precisa acreditar que conteúdo de venda em peso pode afastar o seu cliente da sua empresa. Então, é sempre bom trazer assuntos variados para que ele entenda e perceba que você entende do assunto.
Faça listas de transmissão no Whatsapp Business
E, por falar em listas de transmissão, sempre peça aos seus clientes para salvar o seu contato. Também sempre pergunte a eles se eles desejam receber conteúdo promocional.
Dessa forma, fica bem mais fácil de montar listas de transmissão de acordo com o interesse dos seus clientes e compartilhar suas promoções.
Além disso, o seu WhatsApp não corre risco de ser bloqueado por spam (tanto pela rede social, quanto pelo contato). Por isso, é melhor que você invista nas listas em vez de criar grupos.
E agora, o que eu faço?
Agora que você já tem a base para começar a vender pelo WhatsApp também, é hora de aplicar todas essas dicas valiosas em prática.
O importante aqui é que você enxergue que essa rede social vai além de apenas enviar mensagens. Em outras palavras, ela tem muito potencial para ser um dos canais de vendas da sua empresa.
O seu cliente vai te procurar por meio do WhatsApp em algum momento justamente porque a comunicação é mais fácil. Então, é bom que você compreenda isso e seja amigo da ferramenta para não perder vendas.
Gostou dessas dicas? Deixe um comentário com a sua experiência com o WhatsApp! Ou melhor, tem outra dica? Conta pra gente!