Olá, caro empreendedor ou gestor comercial. Hoje, eu tenho uma ferramenta essencial para times comerciais de alta performance: o CRM. 

Falaremos sobre o que é um CRM, o que essa ferramenta faz, a sua importância e as vantagens de uso para um time comercial.

Portanto, se você procura ter um contato maior com seus prospects, ou seja, clientes em potencial, busca automatizar processos, ter uma base de dados sólida, organizada e mensurável, esse é o software perfeito para uma alta performance comercial.

Continue lendo e descubra como a ferramenta pode te ajudar a alcançar ainda mais sucesso comercial e a bater as metas do mês.

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O que é um CRM de vendas?

CRM é uma sigla para Customer Relationship Management, também conhecido por Gestão de Relacionamento com o Cliente.

O principal objetivo da ferramenta é organizar as oportunidades de vendas do seu time comercial e garantir maior controle no acompanhamento do relacionamento com clientes e potenciais clientes.

Para isso, é utilizada uma série de dados relevantes coletados sobre cada cliente cadastrado na ferramenta.

Esses dados vão desde as interações com a empresa a preferências, dores, necessidades e informações sobre o perfil dos clientes.

Entretanto, esses dados podem ser utilizados em campanhas de marketing digital para atrair, com mais assertividade e otimização, ainda mais prospects para as empresas.

Mas a grande verdade é que, para gerenciar tudo isso de forma organizada, é preciso utilizar um CRM.

Além disso, essas funcionalidades também podem ser integradas com uma automação de marketing para a etapa de jornada de compra do cliente.

Portanto, o CRM é uma ferramenta importante para armazenar e integrar dados valiosos de clientes e prospects de uma empresa. Ele auxilia na estruturação de estratégias comerciais e, além disso, é essencial para captação e armazenamento de novas oportunidades e negociações. Assim, os vendedores de uma empresa ou time comercial se dedicam com mais desempenho às etapas mais cruciais de vendas. Consequentemente, aumentam suas conversões sem perder nenhum acompanhamento.

As vantagens de usar um CRM para a sua empresa

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São muitas as vantagens de ter um CRM como aliado do seu time comercial, mas aqui vou listar os principais:

Visualização de desempenho em tempo real

Com relatórios, é possível acompanhar o desempenho de cada integrante do seu time de vendas e suas dificuldades. Então, pode-se criar um plano de ação para ajudá-los a serem mais efetivos. Além disso, dá para acompanhar de forma clara cada uma das etapas de negociação.

Organização e controle do processo comercial

Eu sei que você gosta de uma planilha, mas com um sistema interno de CRM tudo fica mais fácil. É possível organizar o processo de vendas de forma mais flexível e otimizada, poupando mais tempo do time.

Foco nas reais necessidades dos clientes

Com todos os dados em um só lugar e à disposição para todos os vendedores da sua equipe, é simples entender o seu cliente. Assim, você entrega um atendimento mais personalizado.

Ou seja: você antecipa suas necessidades e foca em resolvê-las de forma persuasiva e argumentativa. 

Fidelização de clientes

Você sabia que a fidelização de um cliente pode ser mais importante, e até mais barata, do que conquistar novos? Isso porque a pessoa que comprou da sua empresa tem mais propensão a comprar de novo. Afinal, essa pessoa já foi conquistada e você provavelmente já tem uma oferta de produtos que estão dentro do perfil do consumidor.

Um novo cliente, por sua vez, precisa ser conquistado e ainda vai passar por todo o processo de vendas.

Possibilidade de personalização de campanhas de marketing digital

Com todas as informações e dados coletados, as campanhas de marketing digital podem ser melhor refinadas. Ou seja: trabalhar em uma segmentação para atrair clientes com características e perfil de compra semelhantes aos já prospectados, mas que estejam ainda mais propensos ou qualificados para uma possível venda.

Mensuração de resultados

Com o CRM, também é possível ter uma mensuração de resultados. Um deles é a taxa de conversão do seu time comercial.

Por meio de uma análise desses dados, é possível criar estratégias e planos de ação para melhorar ainda mais as conversões.

Como funciona a ferramenta de CRM?

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É preciso algumas informações-chave, como:

  • a origem dos prospects;
  • necessidades;
  • dores que possui;
  • desejos que busca realizar;
  • idade;
  • gênero;
  • informações de contato;
  • entre outros.

É possível personalizar abordagens para conduzir esses contatos de potenciais clientes pelo funil de vendas de forma mais personalizada. Dessa forma, conseguimos gerar relacionamento.

Além disso, é possível também organizar o dia a dia de trabalho dos vendedores do time comercial.

Em outras palavras, uma ferramenta como o CRM vai muito além de uma lista de contatos. Por meio desse software, a sua empresa consegue padronizar o atendimento para oferecer ao cliente uma melhor experiência de compra durante todo o processo de venda.

Esse software também pode operar de duas formas diferentes: no próprio computador ou na nuvem. São formas de torná-lo mais prático e moderno. Além disso, não exige a compra de servidores para armazenamento e nem de uma equipe de TI para realizar manutenção.

Caso seu armazenamento seja em nuvem, tudo fica ainda mais fácil, pois todos os dados podem ser acessados a partir de qualquer dispositivo móvel ou navegador. Isso garante ainda mais flexibilidade ao vendedor, que pode trabalhar e acompanhar seus contatos da base de qualquer lugar, desde que tenha um login e senha para acesso.

Além dessa vantagem, ele é seguro, pois os dados são armazenados em servidores externos espalhados pelo mundo e sua atualização é automática. Como se não bastasse, ainda reduz os custos de uma empresa.

O resultado? Um time de vendas mais engajado, produtivo, eficiente e que realiza um processo de vendas acelerado e simplificado.

É isso o que a sua empresa está buscando?

Como saber se sua empresa precisa de um CRM?

Agora que você, meu amigo empreendedor ou gestor comercial, sabe as vantagens de um CRM e como ele funciona, você deve estar se perguntando se sua empresa realmente precisa desse software, certo?

Então, saiba que uma plataforma de CRM é indicada para qualquer empresa, independente de seu segmento ou porte. 

Se você quer se relacionar e fidelizar clientes, o CRM foi feito para a sua empresa e é um software vantajoso.

A adesão a um CRM pode ser justificada pelo simples fato de que empresas dificilmente conseguem gerenciar 100% de todos os contatos e interações manualmente com uma base de contatos. E, quando isso é possível, outras tarefas importantes são deixadas de lado.

Ou seja: essa ferramenta é realmente útil quando se trata de organização, tempo e vendas.

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Agora que você chegou a um nível de entendimento e importância do uso de um bom CRM, eu tenho um presente para você: uma consultoria de marketing gratuita para entender melhor como está o seu negócio hoje e o que ele precisa para alcançar mais vendas, ter mais reconhecimento, presença digital e estar à frente da concorrência.

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Lembre-se: o crescimento da sua empresa só depende de você. Não deixe para depois, pode ser tarde demais!

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Formada em Publicidade e Propaganda, é a copywritter e criadora de conteúdo da Átomo Online. Além de ser apaixonada pelo que faz, tem como hobbie ler livros e andar de patins nas horas vagas.