Se você chegou a este post, provavelmente quer entender como funciona o marketing de conteúdo. Então, vamos contar para você um pouco mais sobre essa forma bem atual de fazer marketing e como ela pode beneficiar a sua empresa.

Continue a leitura para saber mais!

O que é marketing de conteúdo

Antes de dar a definição de marketing de conteúdo, precisamos esclarecer o que é o conteúdo (para o marketing). Segundo Rafael Rez, no livro Marketing de conteúdo – A moeda de troca do século XXI (1996), conteúdo é “[…] o texto, imagem, vídeo, áudio, infográfico, post, documento ou qualquer outro material criado para instruir, embasar, educar ou posicionar um cliente ou lead.”

O marketing de conteúdo, portanto, é a estratégia que vai produzir e divulgar esse material informativo. O objetivo principal dele é orientar o possível cliente (ou lead) em sua jornada de compra, até que se torne o consumidor.

Uma mão masculina, usando terno e camisa social, digitando em um notebook. Em primeiro plano, estão alguns ícones, como gráficos, balões de fala, notas de dinheiro, pastas, avião de papel... a imagem representa o alcance do marketing de conteúdo.

Para isso, ainda segundo Rez, o conteúdo desenvolvido também precisa ser  S.M.A.R.T. Ou seja, inteligente, mensurável,  alcançável (atingível), relevante e com um prazo definível. E mais: ele precisa ser “planejado, consistente, otimizado, compartilhável, de boa conversão e gerar bom ROI”, de acordo com Rez.

Afinal, o marketing de conteúdo tem um papel a cumprir. Em outras palavras, toda a informação divulgada pela empresa não tem a intenção de apenas entreter o leitor, mas de informá-lo para que, no final, ele tome uma decisão de compra.

E por que ele é importante?

Atualmente, o Brasil é o terceiro país do mundo que mais utiliza as redes sociais. E se pensamos no uso da internet, o número também é bem alto: 81% dos brasileiros acessaram a rede em 2021. Ou seja: é muita gente.

Nem precisamos dizer que a presença da sua empresa no meio digital não é um capricho, mas uma necessidade. Afinal, entre todas essas pessoas, muitas delas estão buscando pela solução que você oferece neste momento.

Mas onde entra o marketing de conteúdo no meio de tudo isso?

Uma mão usando um smartwatch digita em um notebook. Na tela, lemos "marketing". Um balão com uma coroa está posicionado acima dele e o fundo é todo branco.

Bem, se existem muitas pessoas procurando pela sua solução neste momento, também há uma infinidade de gente que sequer sabe que tem um problema que pode ser resolvido por você. E é aí que reside a chave da produção de conteúdo estratégico na web.

Como você já leu acima, o objetivo do marketing de conteúdo é conduzir o possível cliente pela jornada de compra e trazer informações que dizem respeito às dores do consumidor, e não necessariamente sobre a sua empresa.

Hoje, quando as pessoas têm um problema, onde elas buscam a solução? No Google, é claro. E não só lá ou em outros buscadores! É cada vez mais comum que se busque informações em redes sociais como o Instagram, o TikTok e em plataformas como o YouTube.

Então, a presença de uma marca nesses meios, gerando material informativo, de qualidade, que responde de verdade as dúvidas desse possível cliente é uma excelente estratégia para criar autoridade e se posicionar no mercado.

Como isso funciona?

Você pode estar se perguntando como isso funciona na prática e de que maneira seu negócio se beneficia de uma estratégia de conteúdo.

É verdade que o marketing de conteúdo não serve para vendas diretas. Naturalmente, pode acontecer de algum cliente chegar ao seu blog ou rede social preparado para fechar uma compra, mas na maioria das vezes não é assim que vai ser.

Para que sua empresa tenha bons resultados com a produção de conteúdo, é preciso pensar nas etapas do funil de vendas. Afinal, o objetivo é conduzir o lead em sua jornada, lembra?

Então, para cada etapa do funil, haverá um tipo de material mais adequado. No topo, por exemplo, quando o lead ainda não está consciente da solução (e nem do problema), o conteúdo precisa ser mais informativo. Nesse momento, você nem vai tentar vender para esse potencial cliente, pois ele acabou de chegar no seu site ou rede social. Pelo contrário, o objetivo é conquistar essa pessoa e ganhar a confiança dela.

Quando ela chega ao fundo do funil, aí sim é o momento de fazer uma oferta. Mas até lá é essencial que ela tenha caminhado com você, entendendo sobre sua solução e construindo uma relação de confiança.

A importância da persona

Outra verdade sobre o marketing de conteúdo é que a maior parte dele não é sobre sua empresa, mas sobre seu cliente.

Isso porque ele quer encontrar uma solução para o seu problema, e não necessariamente comprar algo. Ele quer uma resposta para uma dúvida, um tutorial, apenas uma informação. Já ficou bem claro que neste momento ele não está interessado no seu negócio, não é?

Por isso, ter uma persona não é importante, mas fundamental. Afinal, é para ela que você vai direcionar todo o conteúdo criado, é com ela que você vai conversar. Então, você deve saber o que ela precisa ler ou ouvir e em que tom vai falar. 

Também é conhecendo a persona, suas dores, seus interesses que é possível elaborar um funil.

E por que o público-alvo não é suficiente? Simples: com uma persona estruturada, seu conteúdo é muito mais personalizado e bem estruturado. Sem ela, você corre o risco de produzir um material muito genérico, que talvez não comunique muito bem com ninguém.

Aquele papo de que, se atirar para todo lado, você acaba não acertando alvo nenhum, sabe?

Leia mais: O que é persona e qual a sua importância para o marketing digital?

Inbound e marketing de conteúdo

Pode ser que você já tenha ouvido falar em inbound marketing e pense que é apenas o marketing de conteúdo com outro nome. Mas não é por aí… na verdade, podemos dizer que o marketing de conteúdo é apenas um braço de todo o inbound marketing!

O inbound é qualquer forma de marketing que, diferente dos tradicionais, busque atrair a atenção dos possíveis compradores sem uma “interrupção”.

Um imã em formato de U atraindo ícones como emoji sorridente, balão com reticências, estrelas representado "favorito" e corações de "like".

Ele é baseado em atração, conversão, fechamento de vendas e encantamento. Portanto, não se limita à produção de conteúdo. Ainda assim, essa estratégia, associada a outras, pode ser implementada em todas as etapas do marketing de atração. Basta ajustar os formatos com o momento do cliente.

SEO e marketing de conteúdo

O SEO também é fundamental para a produção de conteúdo. Quando você desenvolve um material informativo e útil, é preciso que ele seja encontrado pelo público. Afinal, se ele ficar escondido na internet não vai ser de muita serventia, concorda?

Dessa maneira, é preciso otimizar os conteúdos para que eles sejam encontrados pelos buscadores. Isso se aplica principalmente a conteúdos de blog e vídeos para o YouTube. 

E a otimização não apenas é para melhorar o ranqueamento, como também para proporcionar uma boa legibilidade. O SEO anda lado a lado com a experiência do usuário, e portanto as melhorias no conteúdo devem ter isso em vista.

Leia também: O que é SEO e como ele favorece seu negócio

Marketing de conteúdo nas redes sociais

As redes sociais, por sua vez, funcionam de uma maneira um pouco diferente. Em algumas delas, como o Instagram, as boas práticas de SEO não são muito aproveitadas. Portanto, para o conteúdo ser visto, outras estratégias devem ser pensadas.

Em primeiro lugar, para fazer marketing de conteúdo para redes sociais, é necessário que se pense na relevância da empresa para aquela rede. Hoje, as pessoas acreditam que toda marca deve estar no Instagram, já que existe uma crença de que é a rede mais utilizada pelos brasileiros.

Outros acham que o Facebook já é uma rede “falida”, por isso a marca não precisa estar lá. Esses “achismos” são equivocados por várias razões. A principal delas é que o tamanho das redes não é motivo para definir se a empresa precisa estar nela ou não. Se fosse assim, todos deveriam estar no YouTube, que é a segunda rede social mais acessada do Brasil, atrás apenas do WhatsApp. 

Na prática, porém, o importante é que você tenha presença onde seu público está. Para isso, é imprescindível conhecer não só a sua clientela, mas também entender o perfil do usuário de cada rede social. E lembre-se: é melhor fazer um trabalho bem feito em uma ou duas redes a estar em todas, entregando muito pouco.

Depois de ter isso definido, o próximo passo é a criação do conteúdo em si. Mais do que postagens bonitinhas, o conteúdo precisa ser interessante e despertar a atenção do público. E isso engloba não apenas posts informativos, mas também outras coisas que o público queira ver, inclusive trends!

Por que fazer um planejamento de conteúdo

Para conseguir entregar materiais relevantes, que solucionem o problema do seu cliente, você precisa saber o que publicar, quando e onde. Isso tudo é bem mais fácil se você faz um planejamento de conteúdo.

Trabalhar com marketing de conteúdo é diferente de publicar por hobby num blog ou redes sociais. Você precisa ter, além do conteúdo de qualidade, uma certa frequência e regularidade nas postagens. Isso porque seu cliente precisa acostumar com a sua presença e confiar em você. Se os conteúdos são entregues com uma regularidade que ele consegue identificar, você já marcou um ponto!

E isso também depende da rede. Publicações em stories, por exemplo, precisam ser diárias; já um post num blog pode ser semanal ou quinzenal. Assim sendo, considere isso também antes de definir em quais meios vai aparecer.

O planejamento também existe para você deixar conteúdos programados e não contar somente com a inspiração. Informalmente, improvisar em postagens pode até ser divertido. Entretanto, para o marketing de conteúdo não funciona. É claro que você não vai perder toda a sua estratégia se uma postagem atrasar um pouco – o problema é isso se repetir várias e várias vezes.

Um alvo na posição horizontal com uma flecha cravada no meio. Nela, vemos ícones de vídeo, localização, diálogo, compras, uma lupa... a imagem representa a assertividade do marketing de conteúdo.

Ciclo de vida do conteúdo

O monitoramento do conteúdo também é uma etapa importante. Um dos motivos, o principal deles, é analisar os KPI’s, os indicativos de performance. Ora, estamos falando de uma estratégia de marketing, e não apenas publicações espalhadas na internet. Por isso, é parte do processo observar se eles estão funcionando.

Os KPI’s para uma estratégia de conteúdo precisam ser definidos de acordo com os objetivos da empresa com a campanha traçada. Se os números não estiverem de acordo com o esperado, naturalmente, ajustes precisam ser feitos.

Outro motivo para ficar de olho nos números das publicações é a perenidade do conteúdo, que também mostra o desempenho dele. Normalmente, uma postagem tem muito mais alcance no momento em que é publicada, quando tem um pico de interesse. Com o tempo, ela começa a cair no esquecimento, mas enquanto estiver disponível na internet, ela deve receber acessos. Às vezes, porém, ela fica desatualizada e, dessa forma, o conteúdo fica irrelevante.

Estar atento a isso é interessante para definir novos temas e até mesmo determinar se “reciclar” alguns conteúdos é bom para a empresa.

Uma boa maneira de trabalhar materiais mais densos, também, é investir na produção do que chamamos de conteúdo evergreen. Ao contrário de sazonalidades, tendências do momento e assuntos “da moda”, este formato de conteúdo nunca perde a relevância.

Por que investir em marketing de conteúdo

Você leu até aqui e ainda não entendeu muito bem como o marketing de conteúdo pode beneficiar sua empresa? A estratégia facilita, e muito, a vida do seu time comercial. Além disso, também gera muito mais leads e visibilidade para a a sua empresa.

Como o cliente será “educado” em todas as etapas do funil, ele estará pronto para ser abordado pelo comercial no momento certo. Assim, o vendedor precisa colocar muito menos esforço para fechar uma compra. Então, isso significa mais vendas, concorda? Quanto mais qualificado o lead chega para o comercial, melhor!

Dessa forma, o custo de aquisição por cliente (o CAC) também é reduzido, já que você precisa investir menos em prospecção e mídias pagas. Dá para dizer, inclusive, que seu time comercial já está munido dos materiais que você produziu e informaram o cliente!

Outra vantagem é o aumento do lifetime-value (LTV). Afinal, o marketing de conteúdo também funciona muito bem no pós-venda e mantém o cliente engajado com a sua empresa por mais e mais tempo. E é bem mais fácil vender novamente para um cliente fidelizado do que conquistar novos, não concorda?

Por fim, como em outras estratégias de marketing digital, é possível mensurar tudo o que é executado. Se algo não estiver funcionando bem, ajustes podem ser feitos com muito mais precisão. E ainda é possível rastrear toda a trajetória do lead até que ele se torne cliente. Como resultado, seu time comercial não desperdiça tempo e esforço com leads que ainda não estão prontos para serem abordados.

A única desvantagem, não vamos mentir para você, é que precisa de um pouco de paciência até enxergar resultados. Quando eles vêm, porém, são muito mais duradouros do que os de estratégias com resultados mais rápido, já que são baseados principalmente na confiança do cliente!

Como a Átomo Online pode ajudar a aumentar suas vendas com o marketing de conteúdo

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Temos uma equipe altamente capacitada para planejamento, produção e monitoramento de conteúdos nas redes sociais. Ou seja: cuidamos da imagem da sua marca nas redes sociais e sua preocupação é apenas fechar as vendas que chegarem até você.

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Redatora da Átomo Online, é formada em Letras e divide a paixão por textos – todos eles! – com a por gatos, patins e tatuagens.