A Pró Clínica é uma clínica médica que atua com medicina, odontologia e exames em diversas cidades do interior de São Paulo. Mesmo com um nome no mercado e vários estabelecimentos espalhados pelo Estado, a abertura de uma nova unidade em Guarulhos precisou de uma estruturação de marketing (site, redes sociais e materiais gráficos, como panfletos, banners, fachada etc.) para que o departamento de atendimento pudesse começar a trabalhar e gerar demanda nas agendas dos médicos. E a agência escolhida para fazer isso acontecer foi a Átomo Online. 😁
Depois de alinhar as necessidades com o cliente, definimos o que seria desenvolvido para a empresa: um site otimizado, o treinamento da equipe comercial e estratégias de inbound marketing.
Nossa primeira ação foi a criação do website da clínica, bem estruturado, otimizado para SEO, focado em desempenho de carregamento e conversão de leads. Afinal, para o tráfego pago, precisávamos dessa página no ar, já que é para onde direcionamos os cliques das campanhas.
Depois, a equipe de atendimento passou por um treinamento comercial. Por mais que não seja exatamente um time de vendas, entendemos, junto com a gerência da clínica, que o atendimento precisava, sim, de uma orientação comercial. Isso porque, em experiências com outras unidades, a visão de que outros gerentes tinham das atendentes era de que a função delas era apenas a de receber leads e agendar consultas. Porém pode acontecer de um paciente precisar de uma abordagem diferente, um pouco mais persuasiva, para tomar uma decisão. Por isso, o treinamento comercial surgiu como uma necessidade. Feito isso, definimos as campanhas de Google Ads, para gerar a demanda nos canais de atendimento (WhatsApp e telefone) e finalmente levar leads para o atendimento da clínica converter em cliente.
Para implementar tudo isso, a maior espera foi a do desenvolvimento do site. Ele levou 30 dias para ficar pronto, já otimizado, com mapeamento de conversão, integração com ferramentas de monitoramento de acessos e mapa de calor do site (ou seja: quais foram as abas mais acessadas e nos dá indicativos de melhoramentos que a página ainda precisa).
Quanto às campanhas de tráfego, foram necessários apenas 10 dias com elas ativas para que a empresa notasse um aumento de 80% nas chamadas de WhatsApp e telefone, mesmo ainda em processo de testes nas campanhas e treinamento da equipe.
Agora, o intuito é fazer esses números aumentarem ainda mais com estratégias de inbound marketing, que vão fortalecer a marca da clínica no meio digital. Assim, ela se consolida como uma referência em atendimento no nicho da saúde e os resultados alcançados ficam cada vez melhores!